Reaberto o Frigorífico Boi Verde com apoio da Prefeitora
O Frigorífico Boi Verde é o único existente em Tarauacá e há 13 anos abastece o mercado público e os açougues do município com carnes bovina e suína. O Frigorífico pertence a uma cooperativa de agricultores e pecuaristas - COOPAPEC, contando hoje com cerca de 50 associados e gerenciado por 3 membros: Um Presidente, um diretor administrativo e um financeiro.
Média de 25 bois são abatidos por dia
Tarauacá tem um rebanho bovino de 135 mil cabeças de gado, sendo o 3º maior do estado e um único frigorífico para atender a demanda da população de 36 mil habitantes.
Somente bovinos serão abatidos no frigorífico portando o GTA
Há dez dias, os órgãos de fiscalização sanitária, especialmente o IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, haviam interditado o frigorífico por falta de condições sanitárias mínimas de funcionamento. Isso causou um prejuízo em torno de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) aos cooperados e um grande transtorno para a população.
Frigorífico gera emprego e renda para 20 famílias
O empreendimento, quando em funcionamento, gera cerca de 20 empregos diretos e abate uma média de 25 bois diariamente, somando em torno de 3.500 kg de carne para abastecer a população da cidade. Depois do fechamento os criadores tiveram que mandar seus animais para serem abatidos no município vizinho de Feijó, o que causou transtornos e desabastecimento no mercado público por alguns dias.
Prefeito chamou o problema para sua responsabilidade
Nesse período, aconteceram duas reuniões entre a nova direção do frigorífico e a prefeitura do município, onde esforços de ambas as partes foram dispensados para que se encontrasse uma solução para o problema que deixou a população revoltada.
O prefeito da cidade Rodrigo Damasceno foi muito atencioso com os criadores e decidiu ajudar os cooperados com serviços da Secretaria de Obras, sob a responsabilidade do Secretário Luis Meleiro. Meleiro levou seus homens pra dentro do frigorífico e em 4 dias, juntamente com a direção do mesmo, conseguiram trabalhar e criar condições mínimas de funcionamento exigidas pelo IDAF.
Reaberto no limite das condições sanitárias necessárias
Aumentaram o reservatório de água de 8 para 28 mil litros, construíram cerca, tanques, instalaram portão, recuperaram a parte elétrica, substituíram estruturas de madeira por alvenaria, recuperaram o ponto à vapor que lava o boi depois do abate, recuperaram a pistola pneumática (que abate o boi) e se comprometeram em instalar uma câmara fria (já comprada) até o dia 26 de junho.
IDAF autoriza funcionamento
Com essas medidas que foram acompanhadas e orientadas pelo Veterinário Nildo Mota, o IDAF concedeu autorização para que o frigorífico voltasse a funcionar a partir desta segunda feira, 10 de junho, com o compromisso firmado pela direção da cooperativa em atender todas as exigências do instituto.
Prefeito conhece as instalações do frigorífico
Recém-empossada, a direção da cooperativa tendo à frente Antônio Rodrigues Frota “Palmêncio”, Dedé Maia e Carlos Aragão, não mediu esforços para a reabertura do espaço e se comprometeu em cumprir as exigências do órgão de fiscalização.
O prefeito Rodrigo Damasceno e o Secretário de Obras Luis Meleiro, foram até o local acompanhar o resultado do trabalho e a entrega do documento que autoriza o funcionamento do frigorífico.
Abastecimento de carne fica normalizado no município
Com a reabertura, somente nesta segunda feira, 22 animais foram abatidos e colocados nos mercados. No mercado Publico de Tarauacá a carne é vendida misturada ao preço de R$5,20 (cinco reais e vinte centavos). Nos açougues particulares o preço é tabelado de acordo com o tipo de carne.
Não serão abatidos porcos nesse momento.
O que eles disseram:
“O fechamento do frigorífico prejudicou diretamente a população e os nossos criadores do grande ao pequeno. O que fizemos foi ajudar a resolver essa situação através do poder público e agora o abastecimento de carne volta ao normal e a população pagadora de impostos poderá consumir carne normalmente e com segurança”. Prefeito Rodrigo Damasceno.
“Assumimos à pouco mais de 10 dias e fomos surpreendidos com essa medida do IDAF, mas, não ficamos parados, corremos atrás de ajuda e o nosso prefeito Rodrigo Damasceno nos socorreu nesse momento delicado. Agora é trabalhar duro para que isso não aconteça mais” – Palmêncio, Presidente da COOPAPEC.
“O que fizemos aqui foi ajudar o pessoal do frigorífico a resolver os problemas que foram detectados pelos órgãos de fiscalização, pois, estávamos pensando somente na nossa população” Luis Meleiro, Secretário de Obras.
“Eles estão tendo a oportunidade de se regularizarem cumprindo as exigências mínimas estabelecidas em lei. Hoje eles voltam a funcionar com as mínimas condições e garantem que vão cumprir as exigências dentro do prazo estabelecido pelo acordo” Elton Guimarães, representante do IDAF em Tarauacá.
FONTE.Prefeitura de Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário